Cidade Cenográfica de Santa Fé

Em 2012, Bagé foi um dos cenários escolhidos pelo diretor Jayme Monjardim, por sua luz e paisagem ímpar para as filmagens do filme “O Tempo e o Vento” construindo aqui a Cidade Cenográfica de Santa Fé.

O filme é inspirado na maior obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que conta a história da família Terra Cambará até o final do século XIX. Retrata a formação do Rio Grande do Sul, a formação do território brasileiro, a construção da sua cultura e a demarcação de suas fronteiras, através de uma rica narrativa de personagens míticos e fictícios.

O filme contou com 115 atores no elenco e cerca de 2 mil figurantes, entre indígenas, cavaleiros, habitantes das Missões Jesuíticas e moradores da cidade cenográfica de Santa Fé que, em sua maioria, foram representados por moradores locais e da região.

A produção do filme foi orçada em R$ 13 milhões, sendo 1,5 milhão investidos na estrutura da Cidade Cenográfica que após as gravações do longa-metragem foi repassada para o Município.

Entre as peculiaridades do longa, a fotografia e o cenário natural da região da Campanha foram um dos principais atrativos da produção.

Bagé foi inserida no cenário nacional e internacional por sua história se confundir com a obra de Érico Veríssimo e a adaptação para o cinema do diretor Jayme Monjardin. Isto representou a valorização da nossa cultura local e a disseminação para outros tantos que tinham ou tem interesse em conhecê-la. Informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.