Castelo de Assis Brasil deve ser nomeado patrimônio cultural do Pampa

Criada em 24/10/2019



Construído no início do século passado, pelo ex-político, diplomata e agropecuarista gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, o Castelo de Pedras Altas teve sua relevância histórica e cultura devidamente reconhecida pela Assembleia Legislativa gaúcha. Sendo o projeto aprovado por unanimidade dos presentes. 

O projeto foi apresentado com o intuito de visibilizar um símbolo icônico da história e da política gaúcha. O castelo possui valor arquitetônico e maior valor cultural e histórico, devido aos fatos da história gaúcha que aconteceram no local. Conforme relata o autor do projeto.

A propriedade de Assis Brasil está localizada na Campanha Gaúcha, onde ainda se mantém como propriedade da família, entretanto não está aberto a visitações públicas.

O texto do projeto, agora, aguarda a sanção do governador do Estado e a iniciativa visa ainda, a recuperação do Castelo e o aproveitamento de suas dependências como destino turístico, histórico e cultural do Pampa. 

Castelo de Assis Brasil

O Castelo, erguido entre 1909 e 1913, em estilo medieval, está localizado em Pedras Altas, na Campanha Gaúcha. O Castelo de Pedras Altas foi construído para o diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, que transformou sua granja em uma moderna propriedade de campo, o que desempenhou importante papel na agropecuária gaúcha. 

No ano de 1999, Pedras Altas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Por meados de outubro de 2009, a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) decidiu arrecadar recursos para a restauração do prédio. O acervo do castelo contém uma grande biblioteca.