15 vinícolas que você precisa visitar na Região da Campanha

Criada em 08/11/2019



 

Nos caminhos encantadores da Campanha Gaúcha encontram-se inúmeras vinícolas com produções e peculiaridades que você só encontra no Pampa. As vinícolas devem ser um dos atrativos principais do seu roteiro pela Região da Campanha, onde destacam-se os vinhos de qualidade que são produzidos em nossa terra. 

Elaboramos uma lista de 15 vinícolas que merecem um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem pelo Rio Grande do Sul. Ainda que algumas vinícolas não estejam organizadas para receber turistas com alta frequência, sendo o ideal fazer contato antes de visitar, é importante agendar visitas para promover o desenvolvimento, economia e a cultura rica e peculiar da região. 

A Vinícola Perruzo e a Guatambu dispensam apresentações. No Caminhos do Pampa você encontra textos falando somente sobre estas vinícolas que já são conhecidas por suas qualidades. 

Vinícola Batalha - Bagé

Conta com vinhos fortes característicos da Região da Campanha, com ótima estrutura. 

Bodega Sossego - Uruguaiana

Uma prova das delícias da Bodega Sossego você encontra em Porto Alegre, na cada da vinícola, a Vineria 1976. 

Bueno Bellavista Estate - Candiota

O comunicador da Rede Globo, Galvão Bueno, instalou sua vinícola em Candiota, firmando seu amor pelos vinhos. Região em que o Galvão apelidou de Califórnia Brasileira. O primeiro vinho escolhido pessoalmente pelo apresentador foi o vinho tinto, de corte bordalês, com Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot: O Bueno Paralelo 31, que hoje integra também o portfólio da Bueno Wines. 

Nova Aliança - Santa Colina - Sant’Ana do Livramento

A renomada vinícola Nova Aliança, cooperativa de Flores da Cunha, além de produzir vinhos finos e de mesa, também faz sucos, na Campanha Gaúcha. Santa Colina são os vinhos produzidos em Sant’Ana do Livramento e respondem pelos vinhos de alta gama da empresa. 

Dunamis Vinhos e Vinhedos - Dom Pedrito

Criada em 2010, a vinícola veio com a proposta de descomplicar o vinho, sem abrir mão da qualidade. Onde são feitos vinhos e espumantes descontraídos e versáteis, que possam ser degustados pelas mais variadas faixa etárias. Entre Canela e Gramado encontra-se uma loja da Dunamis.

Estância Paraizo

A partir de 2000 começou a plantação dos vinhedos, sendo desde 1970 propriedade da família Mercio. Mais de 15 anos depois, já produz vinhos adultos, de bom corpo e ótima qualidade. O rótulo Dom Thomaz y Victoria é uma homenagem aos dois filhos do proprietário, Thomaz e Victoria Zara Mercio, que integram a administração da vinícola. 

Rigo Vinhedos e Olivais - Dom Pedrito 

Produzindo vinhos desde 2002, começam a produzir azeite de oliva, em 2014, o Olivo Brasil. A marca Dom Pedrito identifica vinhos produzidos com base em uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinotage, Malbec, Tannat, Chardonnay, Gewurztraminer, Sauvignon Blanc e Moscato Giallo. 

Routhier & Darricarrère - Rosário do Sul

Essa foi uma aposta dos irmãos Pierre e Jean Daniel Darricarrère, franceses criados no Uruguai e que vieram para o Brasil por volta de 70 para estudar, na produção vitivinífera e citrícola. Logo em seguida, adicionaram à equação também o canadense Michel Routhier, que era interessado na qualidade das bergamotas produzidas em Rosário do Sul, muito valorizadas no Canadá. 

Grupo Miolo - Seival Estate - Candiota 

A vinícola do Grupo Miolo elabora na região os vinhos Sesmarias, Quinta do Seival, Miolo Reserva, Miolo Seleção e Miolo Gamay. 

Vinícola Salton

Essa é mais uma vinícola tradicional da Serra - Bento Gonçalves - com produção de vinhos na Região da Campanha. Elabora Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gamay, Marselan, Merlot, Pinot Grigio, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat e Teroldego, desde 2010. 

Almadén - Sant’Ana do Livramento

Em Livramento desde os anos 70, a Almadén, hoje, pertence ao Grupo Miolo e tem o seu enoturismo muito organizado, com um receptivo apto aos turistas, com visitas guiadas pela vinícola e degustação. 

Campos de Cima - Itaqui

Localizada mais para cima do mapa, a propriedade está com a família há mais de 150 anos, mas só a partir de 2002 foi iniciada a produção de uvas. 

Cordilheira de Santana - Sant’Ana do Livramento 

A vinícola também está localizada em Sant’Ana do Livramento, ao pé do Cerro Palomas, e sobre o paralelo 31º, o mesmo de regiões produtoras de vinhos no Chile, Argentina, África do Sul e Austrália. 

As informações breves sobre cada vinícola são da jornalista Sara Bodowsky.