Plano de ações promete desenvolver o turismo no Pampa em 2020

Criada em 15/01/2020



O turismo no Pampa, famoso por pontos e peculiaridades únicas da Região da Campanha, deve ganhar mais força em 2020, através do plano de ações divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O plano foi desenvolvido durante o ano de 2019 e visa ampliar os serviços e capacitar agentes, além de incentivar e ampliar novas oportunidades para o turismo no Pampa. Dentre as ações, está prevista a reforma de prédios na cidade cenográfica de Santa Fé, construída em 2012, no Parque do Gaúcho, para as filmagens do filme “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim. No último ano, cerca de 1,9 mil pessoas realizaram visitas ao local, que possui 14 prédios. Segundo a secretária Anacarla Oliveira, juntamente com a associação de amigos de Santa Fé, serão demolidos os cenários do Sobrado e da Igreja, devido ao estado danificado, por causa das intempéries e pela fragilidade do material. 

De acordo com a secretária, já há verba liberada, através de emenda parlamentar, para reconstruir o sobrado com material de alvenaria. Outra ação importante a ser implementada no espaço é a montagem de um caminho alternativo para os turistas. Anacarla revela ainda que está sendo realizado um projeto para buscar verbas para os outros prédios. Também devem ser implementadas as placas de sinalização. 

Café no Bosque e Espaço Histórico do Vinho da Campanha

O Palacete Pedro Osório contará com duas iniciativas turísticas, o Café no Bosque e o Espaço Histórico do Vinho da Campanha. O primeiro, prevê a comercialização de café e alimentos no espaço do bosque. Para a licitação de utilização do local, um edital deve ser lançado, para promover o espaço e incentivar que as pessoas possam, além de visitar, ter um momento com a família e ou amigos. Já a segunda, é uma parceria público-privada com a Associação de Vinhos da Campanha, que ocupará parte de uma área ociosa do porão do Palacete, para divulgar a história dos vinhos da região, possibilitando também a venda e degustação.

Centro de Atenção ao Turista

Conforme já divulgamos, a secretaria de Cultura e Turismo prevê a implantação de um Centro de Atenção ao Turista, na Praça Santos Dumont. A estrutura, que deve funcionar próximo à Estação Rodoviária, irá contar com área de recepção, setor de atendimento e copa. 

Estão previstas também capacitações para o turismo no Pampa, voltadas a entes públicos e privados, visando a melhor recepção dos turistas, na Rainha da Fronteira. Além de capacitação para a cultura gastronômica da região, visando valorizar o cardápio local nos restaurantes e hotéis da cidade. 

As crianças vão receber atenção especial, com intuito de incentivar os pequenos a valorizar o turismo, através do Projeto Turismo na Escola, sendo desenvolvido por instituições municipais e estaduais. 

Eventos do ano

Dentre os eventos previstos, está o Trem do Pampa, que será atração em Bagé. Com apresentações dentro dos vagões, histórias dos locais, envolvimento do enoturismo e do olivoturismo locais, passará pelas linhas férreas da região. A realização do Fórum do Turismo e o 2º Encontro de Guias de Turismo. 

 

As informações divulgadas pertencem ao jornal Minuano e a Prefeitura de Bagé*

Fotos: Tiago Rolim de Moura