Turismo no Pampa: conheça a Antiga Estação Ferroviária e sua história

Criada em 06/03/2020



Devido a inauguração da linha ferroviária Bagé - Rio Grande, o prédio foi inaugurado em 02 de dezembro de 1884. Nos arrabaldes do município se construía a base dos trilhos, no centro da cidade era construída a estação de passageiros e de cargas. 

Na época, o trem de passageiros trazia as autoridades, saudada por bandas musicais locais. Desse modo, Bagé então estava ligada à cidade de Pelotas e posteriormente a cidade de Rio Grande via férrea. 

Assim, o gado e o charque bageense chegaria a outros mercados. Com o progresso chegando, a cidade orgulhava-se de estar ligada aos principais pontos do Estado. 

Nesta data, Bagé sepultava o secular transporte por carretas. Ao concluir essa etapa, iniciava outra, a ligação de Bagé ao restante da fronteira oeste. Em 14 de outubro de 1924, um incêndio destruiu completamente o prédio. 

A reconstrução da nova Estação Ferroviária foi iniciada sessenta dias após o ocorrido, cumprindo sua função até mais da metade do século XX. 

Já na década de 80, a administração pública fez uma permuta com a Viação Férrea e o prédio passou a abrigar o Centro Administrativo da Prefeitura de Bagé. No local funciona o Gabinete do Vice-Prefeito, e diversas secretarias da Administração Pública. 

Ficou curioso para conhecer o ponto turístico? A antiga Estação Ferroviária fica na rua Caetano Gonçalves, 1151. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e nos finais de semana sob agendamento.

As informações divulgadas são de exclusividade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo*