Saiba mais sobre a história da Associação Rural de Bagé

Criada em 11/03/2020



Você já conhece a Rural em Bagé? Conheça mais sobre a história da associação, um dos fortes ponto turístico da Rainha da Fronteira. A primeira reunião de fundação da Associação Rural de Bagé foi realizada em 20 de setembro de 1904. Com participação de 95 associados ruralistas, cujos nomes estão inscritos na placa de bronze fixada no Salão Nobre. Dentre os nomes, estão Vicente Lucas de Lima, Joaquim Francisco de Assis Brasil, Pedro Luiz Osório, Emilio Guilayn, entre outros nomes importantes para a história da Rainha da Fronteira.

Os primeiros estatutos desta entidade foram redigidos pela segunda entidade ruralista mais antiga do Estado, o político e diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil. 

O projeto, de autoria do engenheiro Carlos Moreira, apresenta características da estética art déco em sua sede social. Conta com uma área de 32 hectares. Desde a inauguração, somente no período das duas grandes Guerras Mundiais não houve exposições rurais em Bagé. 

Expofeira de Bagé

Dentre os principais eventos que tradicionalmente acontecem no parque, destaca-se a Expofeira de Bagé. Favorecendo a troca de conhecimentos entre os produtores Gaúchos e Uruguaios, a feira preencheu uma lacuna no setor primário da época. A disputa por melhores animais, promovidos pela feira, também foi decisivo para tornar Bagé conhecida como produtora de uma das melhores carnes do mundo. 

É tradição também no local, a Semana Crioula Internacional, uma das festas mais campeiras do MERCOSUL, onde acontecem provas campeiras, gastronomia típica e as mais diversas manifestações populares da cultura do gaúcho fronteiriço. Esteve em funcionamento no espaço, o Hipódromo de Bagé.

A Associação Rural de Bagé fica na Av. Portugal 495, com funcionamento das 8h30 às 11h30 e pela tarde das 14h às 17h30. 

As informações divulgadas são de exclusividade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo*